O seu Decabot precisa de um firmware gravado no seu Arduino para funcionar. Você pode criar seu próprio firmware ou usar a biblioteca Decabot. Para isso acesse o Github do projeto, ou baixe a biblioteca na área de Download:

Biblioteca Decabot Arduino

Instale a biblioteca na sua IDE do Arduino (Sketch → Incluir Biblioteca → Adicionar Biblioteca .ZIP) e depois abra o exemplo basic da biblioteca (Arquivo → Exemplos → Decabot → basic)

Código básico para carregar no Decabot

Configurando corretamente seu Decabot

Para o correto funcionamento de seu Decabot, você precisa dizer ao seu firmware qual a configuração do seu hardware! Que motores está usando? Que sensores? Tem algum display? Você configura isso através da linha abaixo:

Decabot robot(B00000000);

A primeira palavra “Decabot” é a chamada do objeto Decabot da biblioteca. A segunda palavra (no caso “robot”) é o nome do objeto . E a terceira parte, entre parênteses, é um número binário que indica que sensores seu robô Decabot tem instalado. Cada posição identifica um dado sensor: A última posição indica que o robô tem um sensor ultrassônico, a penúltima que tem um RFID… Para saber todas as configurações, veja a lista abaixo:

  1. Sensor de presença PIR na porta A2;
  2. Decabot sem Shield Decabot (Motores de passo ligados sem Shield nas portas D6 a D13);
  3. Sensor de distância laser na conexão I2C;
  4. Giroscópio na conexão I2C;
  5. Matriz LED 8×8 na Shield Decabot
  6. Servo motor na Shield Decabot;
  7. Leitor RFID na Shield Decabot;
  8. Sensor ultrassônico na Shield Decabot;

Se você está gravando a firmware de um Decabot sem shield, somente com os motores de passo e controladoras ligadas diretamente na placa Arduino, a linha de comando a ser usada é:

Decabot robot(B01000000);

Dessa forma você informa para o firmware que está criando um Decabot sem nenhum sensor ou shield.

Comunicando-se com seu Decabot através do Monitor Serial

Seu Decabot envia várias mensagens de telemetria através da porta serial do Arduino. Isto permite entender o que está ocorrendo com seu Decabot, e identificar problemas. Você pode ver essas mensagens conectando o seu Decabot via USB a um computador com a IDE do Arduino, e depois acionando a janela de Monitor Serial (Ferramentas ->Monitor Serial).

atenção!Observação: Recomenda-se desligar a alimentação do seu Decabot antes de ligá-lo na USB de seu computador (pilhas, baterias, power banks…). Este procedimento visa proteger suas portas USB de falhas na alimentação, bem como sua Shield. 

O Decabot enviará mensagens toda vez que executar alguma ação.

monitor serial arduino
Saída Serial de um Decabot padrão

Com a comunicação serial também é possível enviar comandos para seu Decabot. Para isso basta digitar o comando no terminal do Monitor Serial, e depois pressionar ENTER. Ex:

A lista de comandos possíveis pode ser acessada aqui: Lista de comandos do terminal. Para conhecer como criar códigos maiores em Code Dominó, acesse a página sobre a sintaxe Code Dominó.

A comunicação serial também pode ser feita via Bluetooth. Para isso conecte um módulo Bluetooth na conexão de módulo Bluetooth, ou diretamente nas portas 0 e 1 do seu Arduino.

atenção!Observação: Se seu Decabot tem Bluetooth mas você irá conectá-lo à USB do seu computador, será necessário desconectar o módulo Bluetooth do seu robô. Pois ambas conexões (serial Bluetooth e USB) usam as mesmas portas 0 e 1 do seu Arduino.