Logo Code DominóCode Dominó é uma proto linguagem de programação criada para iniciantes e crianças em programação. Sua grande característica é a substituição de comandos virtuais (em texto ou blocos) por comandos dados de forma tangível, através do encaixe de peças no mundo real.

Muitos projetos de programação tangível existem tanto na academia quanto comercialmente. E todos eles se baseiam na simplificação da linguagem LOGO para movimentar artefatos robóticos. A linguagem Code Dominó não é diferente, porém ela foi estruturada para ser mais poderosa que implementações tangíveis anteriores, além de ter estratégias para expansão da linguagem, quebrando os limites e problemas de programar através de peças finitas.

Peças de Code Dominó feitas em MDF cortado a laser

Uso do Code Dominó

Peça de Code Dominó em MDF com adesivo RFID

A forma padrão de uso do Code Dominó é através de peças físicas dotadas de RFID. As peças podem ser feitas de MDF ou acrílico cortado a laser, mas chaveiros RFID também podem fazer o papel de peças. Cada peça RFID possui memória de armazenamento, que é usado para identificar qual comando a peça representa. A lista de comandos pode ser vista aqui: lista de comandos Code Dominó.

Tablet mostrando um aplicativo de Code Dominó sendo manipulado
Aplicativo com peças virtuais de Code Dominó

O Code Dominó também pode se apresentar virtualmente, através de peças (blocos) de comando em aplicativos, manipulados através de telas touchscreen de tablets ou celulares. Apesar de não ter a tangibilidade, importante para idades abaixo de 8 anos, essa opção é barata, e permite o uso rápido da linguagem, como em competições e jogos por exemplo.

Outra opção não tangível é a da escrita de programas em Code Dominó em texto puro, em geral para envio via comunicação serial para um artefato robótico que irá executar. Os comados em Code Dominó se apresentam como uma linha de texto única, iniciando com um conjunto de colchetes, e sempre terminando com o comando de fim de execução ‘O’. Cada comando é representado por um caractere (um byte). A linguagem faz diferenciação entre maiúsculas e minúsculas. Segue o exemplo de um código para o desenho de um quadrado:

[quadrado]s5X4FRYO

O texto “quadrado” representa o nome do programa, e é posto dentro dos colchetes. Cada letra representa um comando:

Desenvolvimento

A linguagem é atualmente desenvolvida pelo Laboratório de Estudos do Usuário e Qualidade de Uso dos Sistemas – LUQS, da Universidade de Fortaleza, coordenado pela prof.ª Dr.ª Elizabeth Furtado. A linguagem foi desenvolvida pelo prof. Daniel Chagas como sua tese de doutorado. As metodologias de replicação de peças é patenteada  com número do registro BR1020190282100 no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, com o título “ARTEFATO TANGÍVEL REUTILIZÁVEL PARA PROGRAMAÇÃO” , depósito em 30/12/2019.

Code Dominó é marca registrada da Gênio Azul Educação Tecnológica.