Decabot é uma plataforma robótica de baixo custo projetada para os interessados em robótica educacional para construir, personalizar e adaptar seus próprios robôs em casa, em sua escola, faculdade ou comunidade.

10 x 10 x 10cm = Decabot

Um Decabot consiste em um chassi cortado a laser (MDF, acrílico, PVC, etc.) medindo exatamente 10 centímetros de largura, altura e comprimento (cerca de 3,9 polegadas). É um cubebot! Seu design versátil permite que o usuário trabalhe com uma diversidade de diferentes sensores, shields, motores e atuadores, com pouca ou nenhuma adaptação. O robô foi projetado para trabalhar com a plataforma Arduino UNO, mas pode aceitar diferentes placas de controlador em formato UNO (incluindo placas ESP, como Wemos).

MDF cortado a laser: Baixo custo

O chassi patenteado da Decabot foi desenvolvido na Universidade de Fortaleza, juntamente com a educação tecnológica Genio Azul, visando ser uma plataforma de fácil construção, fácil de adquirir, divertida de jogar. Os principais requisitos para o projeto foram:

Decabot shield permite montagens sem fios

Decabot é o primeiro robô compatível com a linguagem de programação tangível Code Domino sendo acessível a crianças e iniciantes na programação. A programação tangível é baseada em peças físicas, manipuladas como em um jogo de dominó pela criança. Apesar de simples no formato, a linguagem Code Domino contém a maioria das estruturas de linguagens modernas, permitindo a criação de códigos extensíveis e poderosos.

Peças de Code Domino para programação tangível

No entanto, a facilidade de uso do Decabot permite que usuários aprendizes e experientes o programem diretamente na interface Arduino IDE, através da linguagem C. Usuários podem controlar seus Decabots através dos códigos em sua memória, através de aplicativos via Bluetooth ou Wi-Fi, ou mesmo construindo controles-remotos via rádio ou outra forma de comunicação. 

O chassi base do projeto, bem como o firmware básico compatível com a linguagem de programação Code Domino são livres para replicar. Arquivos de origem estarão disponíveis na seção Downloads. Saiba mais sobre as licenças de uso em Licenças de uso.