Code Dominó é uma linguagem de programação simplificada, criada para ser manipulada fisicamente, através de peças tangíveis com tecnologia RFID. Porém nada impede que você crie e transmita códigos Code Dominó via texto com seu robô. Aqui vemos as regras para que você escreva bons programas em Code Dominó, ou seja a sintaxe da linguagem. Por ser uma linguagem para iniciantes, sua sintaxe é bem simples:

Marcador

Toda linguagem deve ter um par de colchetes no início. Esse par de colchetes indica que a parte seguinte é um Code Dominó ([ode ]ominó!). Ex:

Nome do código

Recomenda-se nomear seus códigos em Code Dominó, para que você identifique o que o programa faz. Para isso ponha um nome curto dentro dos colchetes (sem espaços nem símbolos). Ex:

O nome pode ter quantos caracteres quiser, mas você deve lembrar que os caracteres irão gastar a memória de gravação de programas. Dependendo de onde você for gravar, o limite é bem pequeno:

Fim de código

Todo código Code Dominó deve terminar com o comando O (maiúsculo). Sem o comando final, seu código irá ter mau funcionamento, e poderá executar outros programas na memória do seu Decabot.

Gravando na memória

Caso esteja gravando um programa em Code Dominó em um endereço de memória, você deve por antes dos colchetes o comando S seguido pelo número do bloco de memória. Ex:

O primeiro programa será gravado na memória zero da EEPROM. O segundo será gravado no bloco de memória 7 da EEPROM.

Repetição

Para repetir um conjunto de comandos você deve usar os caracteres X (repetir) e Y (fim do repetir). É obrigatório ter um número de repetições logo após o X. Ex:

O programa acima repetirá 36 vezes os comandos F1 (anda pra frente 1 centímetro)e R10 (vira a direita 10º). O resultado final é o desenho de um círculo.

Rodando programa da memória

É possível chamar um outro programa para executar dentro do seu código Code Domino, bastando usar o comando Z (executar) e o bloco de memória correspondente. Ex:

No meio do programa acima existe uma chamada para o bloco de memória 5. O programa que estiver lá gravado será executado no instante que for chamado. Se nenhum programa estiver gravado na memória 5, o código seguirá sem interrupção.