Em 2020 nosso site irá operar em versão Beta, na busca de nosso projeto rodar em uma estrutura básica de operação. É um novo passo para o projeto, que se iniciou em 2015 em um hackathon do Startup Weekend Education, em Fortaleza, e hoje busca apresentar seus frutos à comunidade Maker e a aceleradoras.

Estamos começando pequeno, apesar do longo caminho já seguido. Temos já produtos de software, hardware e firmware criados, cada um em um nível de completude.

No hardware temos nosso chassi Decabot, agora na versão 1.3.00, 100% completo. É um primor do design, e foram mais de 50 protótipos projetados até chegarmos a um produto versátil, fácil de montar e barato, co mo foco nas escolas públicas e professores que querem fazer a diferença em sala de aula. Também em hardware temos nossa Shield compatível com Arduino: A Decabot Shield. Trata-se de um Hub de conexão dos vários componentes eletrônicos do robô. Já na versão 2.0, está 90% completa, faltando novos ajustes para uma versão 2.1.

No firmware temos o sketch para ser usado junto com a Shield Decabot, compatível com a linguagem Code Dominó de peças físicas. Ainda em beta, ela executa instruções, lê RFID, sensor ultrassônico e já está compatível com telas OLED. Também já está com comunicação bluetooth funcionando, permitindo envio de telemetria e controle remoto.

Na área de software vários aplicativos de comunicação foram criados, e serão mixados em um principal aplicativo Decabot, que reunirá controle do robô (remoto e por desenho), além de informações sobre outros Decabots (DecaDEX), pontações e eventos.

No primeiro semestre de 2020 teremos algumas turmas das disciplinas de Experimentação em Protótipos da Universidade de Fortaleza (curso de Ciência da Computação) experimentando a plataforma. Será um bom teste do que é possível fazer com esses robozinhos tão cativantes!

Bem-vindos ao projeto Decabot!